Galerias

Equipa do DCC vence MIUP'2021

Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP) é o mais prestigiado concurso de programação nacional destinado a estudantes universitários, estando integrado no reputado International Collegiate Programming Contest (ICPC). A MIUP é um concurso por equipas (3 elementos), onde os estudantes tentam resolver os problemas propostos usando as linguagens de programação C, C++, Java e Python.

A edição deste ano da MIUP (20ª) realizou-se no dia 9 de outubro, nas instalações do Instituto Superior Técnico e contou com participação de 17 equipas das melhores instituições universitárias portuguesas e 2 equipas convidadas.

Os vencedores da MIUP'2021 foram a equipa "Bolo de Cenoura", constituída pelos estudantes Duarte Nóbrega, Vasco Cruz e Kevin Pucci, treinados pelo Prof. Pedro Ribeiro. Esta equipa resolveu 8 problemas, tendo por isso mesmo conquistado a medalha de ouro. Participaram mais duas equipas do DCC, tendo ambas ficado no top-10 da competição.

Podem consultar a classificação completa da MIUP'2021, bem como os enunciados dos problemas propostos.

Esta é a nona vez que equipas do DCC vencem uma MIUP (2001, 2002, 2003, 2006, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2021), o que a torna na instituição mais bem sucedida da história do evento. As melhores equipas portuguesas irão agora representar o nosso país no SWERC, o concurso internacional do sudoeste europeu, cuja próxima edição se realizará em Milão, na Itália, e irão concorrer contra as melhores equipas de Espanha, França, Itália, Suiça, e Israel.

Estudantes das nossas equipas:

• Bolo de Cenoura - 1º lugar (medalha de ouro, 8 problemas resolvidos)
    - Duarte Nóbrega (2º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores)
    - Vasco Cruz (2º ano do Mestrado em Ciência de Computadores)
    - Kevin Pucci (3º ano do Mestrado Integrado em Medicina, no ICBAS, e "pupilo" do Prof. Pedro Ribeiro nas Olimpíadas enquanto aluno do Secundário)

• Os 4 - 8º lugar (5 problemas resolvidos)
    - Paulo Sousa (1º ano do Mestrado em Ciência de Computadores)
    - André Manada (3º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores)
    - Miguel Alves (3º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores)

• Autómatos de Pilha - 10º lugar (3 problemas resolvidos)
    - Hugo Cardante (2º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores
    - Marco Gonçalves (2º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores)