A Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP) é o mais prestigiado concurso de programação nacional destinado a estudantes universitários, estando integrado no reputado International Collegiate Programming Contest (ICPC). A MIUP é um concurso por equipas (3 elementos), onde os estudantes tentam resolver os problemas propostos usando as linguagens de programação C, C++, Java e Python.
A edição deste ano da MIUP (20ª) realizou-se no dia 9 de outubro, nas instalações do Instituto Superior Técnico e contou com participação de 17 equipas das melhores instituições universitárias portuguesas e 2 equipas convidadas.
Os vencedores da MIUP'2021 foram a equipa "Bolo de Cenoura", constituída pelos estudantes Duarte Nóbrega, Vasco Cruz e Kevin Pucci, treinados pelo Prof. Pedro Ribeiro. Esta equipa resolveu 8 problemas, tendo por isso mesmo conquistado a medalha de ouro. Participaram mais duas equipas do DCC, tendo ambas ficado no top-10 da competição.
Podem consultar a classificação completa da MIUP'2021, bem como os enunciados dos problemas propostos.
Esta é a nona vez que equipas do DCC vencem uma MIUP (2001, 2002, 2003, 2006, 2013, 2014, 2015, 2016 e 2021), o que a torna na instituição mais bem sucedida da história do evento. As melhores equipas portuguesas irão agora representar o nosso país no SWERC, o concurso internacional do sudoeste europeu, cuja próxima edição se realizará em Milão, na Itália, e irão concorrer contra as melhores equipas de Espanha, França, Itália, Suiça, e Israel.
Estudantes das nossas equipas:
- Bolo de Cenoura - 1º lugar (medalha de ouro, 8 problemas resolvidos)
- Duarte Nóbrega (2º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores)
- Vasco Cruz (2º ano do Mestrado em Ciência de Computadores)
- Kevin Pucci (3º ano do Mestrado Integrado em Medicina, no ICBAS, e "pupilo" do Prof. Pedro Ribeiro nas Olimpíadas enquanto aluno do Secundário)
- Os 4 - 8º lugar (5 problemas resolvidos)
- Paulo Sousa (1º ano do Mestrado em Ciência de Computadores)
- André Manada (3º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores)
- Miguel Alves (3º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores)
- Autómatos de Pilha - 10º lugar (3 problemas resolvidos)
- Hugo Cardante (2º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores
- Marco Gonçalves (2º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores)
- Francisco Teixeira (3º ano da Licenciatura em Ciência de Computadores)