Galerias

Sessão de Posters 2021/2022

O Departamento de Ciência de Computadores (DCC) da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto organizou, pela primeira vez, um evento dedicado aos mestrados que integrou a habitual apresentação de pósteres dos estudantes, como mostra de talentos ao nível das dissertações, numa iniciativa mais alargada com a participação de empresas convidadas pelo DCC. 

A tarde de 23 de fevereiro começou, precisamente, com a apresentação de pósteres em que participaram 59 estudantes dos seis cursos de 2º ciclo do DCC: Ciência de Computadores (CC), Data Science (DS), Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos (ERSI), Segurança Informática (SI), Bioinformática e Biologia Computacional (BBC) e Informática Médica (IM). Destas apresentações resultou a distinção de três trabalhos. 

"Os autores de cada póster puderam falar com representantes das empresas que visitaram o DCC, outros investigadores ou alunos de doutoramento, mas também com docentes e orientadores. Esta fase permite a criação de um fórum para discussão de ideias e para indicações de melhorias aos trabalhos", conta Álvaro Figueira, responsável pelas dissertações de 2º ciclo do DCC e um dos dinamizadores desta iniciativa.
 

 

A distinção mais importante foi atribuída a Vasco Cruz, do M:CC com o póster "Algorithms for Art Gallery Problems". O trabalho deste estudante centrou-se no Problema de Galeria de Arte (AGP), originado pelo facto de, hoje em dia, as salas dos novos museus não terem formas regulares, o que resulta em problemas de iluminação e de vigilância. Este futuro mestre em Ciência de Computadores procura, assim, adquirir conhecimentos sobre algoritmos de aproximação, algoritmos parametrizados e, possivelmente, algoritmos com randomização. O objetivo é "desenvolver investigação sobre potenciais aplicações dessas abordagens para a conceção de algoritmos para variantes de AGP ou caracterização da sua complexidade computacional e combinatória". 

 


Um outro trabalho distinguido foi o de Nirbhaya Shaji, do M:DS, que visou a análise espacial e temporal das emissões de tráfego na cidade do Porto que pode fornecer informações sobre como a poluição pode ser mapeada na cidade e avaliar o efeito das mudanças nas políticas de mobilidade para melhorar a qualidade do ar.

"O objetivo é estender o algoritmo de clustering DBMeans para identificar as áreas com taxas elevadas de emissão de veículos, a partir de dados de trajetórias diárias de vários indivíduos na cidade do Porto, recolhidas pela plataforma SenseMyCity. Para além disso, serão utilizados dados públicos da qualidade do ar, com o propósito de encontrar a relação entre as emissões dos veículos e a qualidade do ar na cidade ao longo do tempo e dos locais", conta a estudante responsável pelo póster "Spatio-temporal data mining to study vehicle emissions and air quality correlation at Porto". 

 


Já Margarida Costa, do M:CC, viu também o seu póster “Data Leakage detection with anti-causal learning” distinguido. "Na ciência de dados, a discrepância entre os dados experimentais e dados usados em aplicações reais, leva frequentemente a uma má avaliação da performance dos métodos usados. Este trabalho contribui para resolver este problema, através da deteção, em dados experimentais, de variáveis que contêm informação que não está presente nos dados reais, usando para isso propriedades da relação de causalidade entre variáveis", explica a estudante. 

 

Esta é já a 4ª edição da sessão de posters organizada no contexto dos trabalhos de dissertação realizados por estudantes do DCC. Pdem ver aqui a edição 2018/2019 , 2019/2020 e 2020/2021.

© SICC.FCUP