Bebras - Castor Informático 2021

Estão a decorrer de 8 a 19 de novembro as duas semanas internacionais do Bebras - Castor Informático, o desafio internacional de Pensamento Computacional que foi trazido para Portugal pelo DCC-FCUP e pelo Prof. Pedro Ribeiro (o DCC é o NBO português, ou seja, o National Bebras Organizer).

Para além do DCC, a edição 2021, tal como as anteriores, conta também com a colaboração da TreeTree2. Depois de cerca de 5 mil participantes em 2019 e 17 mil em 2020, o evento deste ano conta já com mais de 45 mil alunos inscritos nesta sua terceira edição em Portugal, desde o 3º ao 12º ano de escolaridade.Por todo o mundo serão mais de 2 milhões de estudantes pré-universitários a participar neste evento que promove a informática e o pensamento computacional de forma motivante.

Os desafios do Bebras são feitos de pequenos problemas que são divertidos, estimulantes e baseados em tarefas que os cientistas de computadores encontram com frequência e gostam de resolver. Os problemas não requerem nenhum conhecimento prévio, mas requerem algum pensamento lógico.

Depois da prova, os professores e alunos têm acesso a soluções explicadas e um enquadramento dentro da área da Informática, bem como a certificados de participação.

Para saberem mais e espreitarem problemas de anos anteriores podem visitar: http://bebras.dcc.fc.up.pt/

30/05/20

Bebras: Desafio Internacional de Pensamento Computacional