Prémio na RECPAD 2021: Conferência de Reconhecimento de Padrões

Alumnus do Mestrado em Ciência de Computadores e atual estudante do doutoramento em Informática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Miguel Martins, conquistou o prémio de melhor apresentação oral na conferência nacional da área de Reconhecimento de Padrões, RECPAD 21, que decorreu em Évora, no dia 5 de novembro.

O trabalho apresentado representa um passo crucial para uma mais fácil identificação de patologias através do som do ritmo cardíaco. “A nossa investigação centra-se numa modelação estatística de conhecimento médico das propriedades do ciclo cardíaco, o qual se repete de forma síncrona e cíclica ao longo do tempo. Usando este modelo a priori, conseguimos combinar esta estratégia clássica com um modelo neuronal que classifique os sons observados dada a estrutura temporal que definimos: a isto chamamos um modelo híbrido”, começa por explicar Miguel Martins, também investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC).

“Demonstramos que este modelo híbrido não só é mais capaz do que um modelo "puramente neuronal", mas também requer menos recursos computacionais. Isto é essencial, sendo que uma das maiores aplicabilidades deste problema está no diagnóstico automático/assistido em zonas desprivilegiadas, onde há limites operacionais e financeiros”, remata.

Como prémio, recebeu o Nvidia Jetson Nano Developer Kit, uma espécie de "mini-computador" que vai ajudar a testar os benefícios do modelo em ambientes onde os recursos computacionais são mais limitados.

O RECPAD é uma conferência nacional, organizada pela Associação Portuguesa de Reconhecimento de Padrões, que pretende promover a colaboração entre a comunidade científica Portuguesa nas áreas de Reconhecimento de Padrões, Análise e Processamento de Imagem, Computação e áreas relacionadas.