ECIR 2019

Durante a  conferência  ECIR 2019 (41st European Conference on Information Retrieval), que decorreu entre 14 e 18 de Abril na Alemanha, uma equipa de investigadores do LIAAD-INESC TEC composta por Alípio Jorge (docente do DCC-FCUP), Ricardo Campos (alumnus PD:CC e docente do IPT e líder da equipa), Arian Pasquali (alumnus M:CC), Vitor Mangaravite e com a colaboração de Adam Jatowt (Universidade de Kyoto) ganhou o prémio de Best Demo Presentation com a demo "Interactive System for Automatically Generating Temporal Narratives".

Nesta demo foi apresentada uma ferramenta que permite gerar, automaticamente, o resumo temporal de coleções de notícias. "Conta-me Histórias" tem uma interface que permite aos utilizadores explorar e revisitar eventos do passado. Para selecionar histórias relevantes e períodos temporais, é utilizado um algoritmo de extração de frases-chave desenvolvido pelos autores da demo e métodos de deteção de eventos já existentes. Esta ferramenta está disponível num package open source que pode ser estendido para suportar diferentes conjuntos de dados ou idiomas.

O poster que serviu de base à apresentação desta demo está disponível aqui.

Este trabalho resultou da participação dos autores na competição Arquivo.pt 2018, onde receberam o primeiro prémio.

06/07/18

Prémio Arquivo.pt