Equipa do DCC vence Battle of Universities

Realizou-se no passado Sábado, dia 3 de Novembro, a 1ª edição da Battle of Universities, uma competição para estudantes universitários de ciências informáticas e que visa promover o desenvolvimento das capacidades técnicas dos participantes num cenário divertido, desafiando-os a alcançar o título de “Supremos Defensores Tecnológicos do Universo”.

A prova decorreu no edifício Central Tejo do MAAT, em Lisboa, e reuniu alunos das melhores universidades portuguesas, tendo contando com a participação de 17 equipas da FCUP, FEUP, U. Minho, U. Aveiro, U. Coimbra, IST, UNL, FCUL e U. Algarve.

Nesta prova, equipas de 3 alunos competiram em duas rondas de 2h30m cada, tentando resolver uma série de desafios cientificamente estimulantes, no menor tempo possível, acumulando pontos por cada desafio ultrapassado.

Os grandes vencedores da Battle of Universities foram os DinoTeam, uma equipa constituída por 3 alunos do DCC/FCUP: Afonso Fernandes (3º ano de L:CC),  Daniel Dong (3º ano de MI:ERSI) e Leonardo Santos (3º ano de L:CC). A nossa equipa conseguiu 268 pontos, contra os 267 pontos dos segundos classificados. A emoção esteve sempre presente e os DinoTeam resolveram com sucesso um problema a menos de 10s do final da primeira ronda, conquistando na altura mais 75 pontos que se revelaram fundamentais.

Os DinoTeam têm como prémio a viagem e bilhete para uma das edições da GoTo Conference, um dos grandes eventos tecnológicos mundiais, que se realiza em várias cidades europeias, entre as quais Berlim, Copenhaga ou Amesterdão. Terão ainda a possibilidade de vir a participar num projeto inovador com a EDP.

A unicórnio portuguesa OutSystems, expert em desenvolvimento de plataformas low-code, foi a organizadora desta 1ª edição da Battle of Universities, desenvolvida em parceria com a EDP e com a colaboração científica das Universidades de Coimbra, do Minho, Algarve, Lisboa, Porto e Nova de Lisboa, instituições que colaboraram com a OutSystems na criação dos desafios. Esta comissão científica foi liderada pela Prof. Margarida Mamede (UNL) e contou com a participação da Prof. Ana Paula Tomás e do Prof. Pedro Ribeiro, do DCC.

- Vídeo da entrega do 1º prémio:

- Galeria de fotos

- Para saber mais: battleofuniversities.com