Notícias: Startups e Spin-offs

Fundadores da SMARTEX integram a lista da revista Forbes "30 Under 30" de 2020

Recentemente, a equipa de fundadores da SMARTEX, constituída por alumni da FCUP, sendo um alumnus do DCC, foi selecionada pela prestigiada revista Forbes para a lista "30 under 30" de 2020. Esta lista inclui os 30 melhores talentos europeus com 30 anos ou menos. A contribuição dos empreendedores da SMARTEX foi considerada relevante por proporem uma solução para a redução maciça de resíduos numa das maiores indústrias do mundo.

A SMARTEX é uma empresa focada em resolver um dos maiores problemas da Indústria Têxtil e do Vestuário: produção de defeitos nos tecidos. A produção defeituosa é responsável por elevadas perdas monetárias às empresas do sector, danos no meio ambiente e afecta directamente os preços praticados em todas as fases da indústria, incluindo no preço do vestuário. A produção de defeitos acontece durante o processo de tricotagem de malhas nos teares circulares, estes podem ter origem em falha humana, ou da matéria prima. Os sistemas actuais não detectam todos os defeitos produzidos, e os operários têm que observar a malha durante todo o dia procurando por defeitos. Certos tipos de defeito são invisíveis a olho nu, e só se revelam em fases posteriores do processo produtivo, quando já é tarde demais. O sistema desenvolvido pela SMARTEX é capaz de ser integrado em qualquer tear circular, de forma fácil e rápida, permitindo detectar todos os defeitos e irregularidades em tempo real, actuando nas máquinas de forma a reduzir a produção defeituosa para perto de 0%. Este sistema usa algoritmos de visão computacional e inteligência artificial de forma a aprender todos os padrões e categorizar a qualidade das malhas produzidas.

Os três fundadores estudaram na FCUP, nos cursos de Engenharia Física e Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos, onde adquiriram o espírito empreendedor e os skills necessários para resolver um problema real da indústria. Os três fundadores conheceram-se na Universidade do Porto e moraram juntos durante esse período.

Gilberto Loureiro (CEO),  tem mais de 8 anos de experiência com a Indústria Têxtil e do Vestuário. O seu primeiro emprego foi como operário de teares circulares quando ele encontrou que os defeitos de tricotagem eram muito difíceis de detectar a olho nu. Mais tarde formou-se em Física pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e fundou a SMARTEX após realizar uma prova de conceito em 2018.

António Rocha (CTO) é Engenheiro Físico com experiência em hardware e sistemas energéticos. Trabalhou numa empresa de consultoria energética (EWEN Energy) onde desenvolveu vários projetos de integração industrial de dispositivos sensores e actuadores.

Paulo Ribeiro (CIO) é Computer Scientist, experiente em software de comunicações e sistemas de comunicação em ambiente industrial. Anteriormente, era investigador no Instituto de Telecomunicações no Porto onde desenvolveu sistemas de Industrial IoT.

Da mesma lista elaborada pela Forbes fazem também parte os fundadores de outras duas startups fundadas por alumni da Universidade do Porto: a Addvolt e a iLof. Mais informações aqui.

07/09/18

Prémio ISOC PT / INForum 2018

Trabalho realizado no DCC ganha prémio

24/09/19