Notícias: Eventos Científicos

LIDTA e SoGood no ECML/PKDD 2020

O DCC esteve envolvido na organização de um tutorial e um workshop no âmbito da conferência ECML/PKDD 2020: The European Conference on Machine Learning and Principles and Practice of Knowledge Discovery in Database, a maior e mais importante conferência europeia da área.

O LIDTA 2020 foi um tutorial sobre aprendizagem desbalanceada e deteção de eventos raros. O evento decorreu online, no dia 14 de setembro, tendo contado com a presença de largas dezenas de investigadores e estudantes presentes.

Este evento tratou-se dum esforço conjunto  dos docentes Nuno Moniz (DCC-FCUP e INESC TEC),  Rita Ribeiro (DCC-FCUP e INESC TEC), Luís Torgo (DCC-FCUP, INESC TEC e Dalhousie University), Paula Branco (alumni FCUP e University Ottawa), Lubos Popelínský (Masaryk University), Stan Matwin (Dalhousie University) e Nathalie Japkowicz (American University).

O tutorial vem no seguimento da organização do workshop LIDTA nas edições do ECML/PKDD nos anos 2017 (Skopje, Macedónia do Norte) e 2018 (Dublin, Irlanda), eventos que contaram com uma forte presença da comunidade, assim como o contributo de investigadores prominentes como Nitesh Chawla (Notre Dame University) e João Gama (Universidade do Porto).

O workshop SoGood - Data Science for Social Good  é organizado, anualmente, desde 2016 no ambito da conferência europeia ECML/PKDD. Na edição de 2020, a organização contou com os docentes Rita Ribeiro (DCC-FCUP e INESCTEC),  João Gama (FEP e INESCTEC), Ricard Gavaldá (UPC de Barcelona) e Irena Koprinska (UTS de Sydney).

O objetivo do workshop é divulgar e promover trabalhos que envolvem ciência de dados que contribuem para o bem social, comum ou público. São, particularmente, bem vindos trabalhos que lidam com problemas ambientais, mudanças climáticas, discutem problemas sociais ou promovem a cooperação internacional.

Este ano, o evento decorreu online no dia 18 de setembro, e contou com as palestras convidadas da Natalia Adler, CEO da Pebble Analytics, e do Pedro Saleiro da Feedzai.

19/09/19

Workshop em Sistemas de Recomendação e Modelação de Utilizadores

Docentes do DCC organizam 2ª edição de workshop internacional

08/09/20

Escola de Verão em Machine Learning, Big Data e Computação Quântica

Evento co-organizado pelo DCC-FCUP

11/09/20

International Symposium on Computer Architecture and High Performance Computing

Conferência co-organizada por docentes do DCC.