Medalha de Bronze para Portugal

Uma equipa liderada por vários elementos do DCC conquistou uma medalha de bronze para Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Informática (IOI), cuja 32.ª edição teve lugar este ano entre os dias 13 e 23 de Setembro, na primeira vez que este evento foi organizado online.

Este ano, a delegação portuguesa teve como líderes o docente do DCC Pedro Ribeiro (Team Leader), co-adjuvado por Ricardo Pereira e Vasco Cruz, ambos alunos do Mestrado em Ciência de Computadores (M:CC). Em conjunto com Pedro Paredes (mestre em Ciência de Computadores pela FCUP e agora aluno de doutoramento em CMU) e Kevin Pucci (aluno do ICBAS e ex-concorrente e medalhado em IOIs anteriores), foram os responsáveis por toda a parte técnica e científica da criação de problemas e da preparação dos concorrentes portugueses.

Os concorrentes portugueses nas IOI foram os alunos Pedro Dias (Agr. Esc. D. Filipa de Lencastre - Lisboa), Rui Wang (Agr. Esc. Tomás Cabreira - Faro), Duarte Nóbrega (Colégio Internato dos Carvalhos - V. N. Gaia) e Ricardo Antunes (Ag. Esc. de Castro Verde). A participação foi feita precisamente a partir do DCC/FCUP e o grande destaque vai para o Pedro Dias, que conquistou uma medalha de bronze. Esta é a 11ª medalha na história de Portugal nesta prestigiada competição, naquele que é o 5º ano consecutivo em que um concorrente português conquista uma medalha nas IOI.

Participaram neste evento 343 alunos de escolas secundárias provenientes de 87 diferentes países ou regiões. Propostas inicialmente numa reunião da UNESCO, as IOI são o maior e mais prestigiado concurso de programação pré-universitário em todo o mundo. Em dois dias de competição (cada um com 5h de prova) os alunos criam programas de computador (em C++ ou Java) destinados a resolver o conjunto de problemas proposto (3 em cada dia de prova), de natureza algorítmica, e baseados em problemas da vida real com aplicação prática. Os programas dos alunos são depois submetidos a uma bateria de testes de diferentes dificuldades, sendo que a sua correcção e eficiência é avaliada de forma automática, com a atribuição de uma pontuação em função do número de testes correctos respondidos em tempo útil.

O Departamento de Ciência de Computadores da FCUP está, desde há muitos anos, ativamente envolvido nas Olimpíadas Nacionais de Informática e nas IOI a vários níveis. Em termos científicos, desde 2001 que está envolvido na criação dos problemas e na preparação e treino dos participantes portugueses. Em termos logísticos, desde 2006 que acolhe a final nacional e desde 2005 faz parte da comitiva portuguesa que se desloca até às IOI.

Presentemente, o DCC lidera toda a parte científica da prova, apostando na criação de condições para que os alunos portugueses de todas as regiões do país possam brilhar ao mais alto nível, sendo que nos últimos anos Portugal tem obtido múltiplas medalhas nas IOI e também em outros concursos.

Pouco antes das IOI, no dia 5 de Setembro, realizou-se também online o Concurso Ibero-Americano de Informática e Computação (CIIC), uma prova internacional destinada a preparar os melhores alunos de vários países da América Latina e da Península Ibérica para as IOI. Os melhores alunos das Olimpíadas Nacionais foram convidados para representar Portugal no CIIC e o resultado global foi também muito bom, com a obtenção de 1 medalha de ouro (Pedro Dias), 2 medalhas de prata (Rui Wang e Tiago Pereira) e 2 medalhas de bronze (Duarte Nóbrega e Pedro Costa).

Em 2021 teremos nova edição das Olimpíadas Nacionais de Informática, disputada em várias fases de selecção, e culminando na selecção dos alunos que irão representar Portugal nas 33as Olimpíadas Internacionais de Informática, que se irão realizar em Junho, em Singapura.

09/09/18

Medalha de prata nas Olimpíadas Internacionais de Informática

Delegação portuguesa liderada por docente do DCC

10/08/19