Notícias: Prémios e Distinções

MF_Detector: módulo para ajudar a resolver cibercrimes

Numa altura em que cada vez mais se fala em manipulação de imagens, fotos e conteúdos na Internet, relacionada com as fake news, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) foi desenvolvido um módulo que permite detetar a probabilidade de uma fotografia ter sido manipulada. O trabalho, realizado por Sara Ferreira, durante o Mestrado em Engenharia de Redes e Sistemas Informáticos, acaba de ser reconhecido internacionalmente no Open Source Digital Forensics Conference (OSDFCon). 

 

“Este módulo pode ser usado na resolução de cibercrimes relacionados com pedofilia, por exemplo. Quando um disco de um suspeito deste tipo de cibercrimes é apreendido, o módulo desenvolvido pode ser usado para analisar automaticamente o mesmo e verificar se contem algum tipo de imagens manipuladas, por exemplo, por deepfake, em que trocamos a cara de uma pessoa numa foto, fazendo-se passar por outra”, explica a alumna da FCUP, que terminou o curso em julho deste ano. 

 

O trabalho desenvolvido permite aos investigadores da Polícia concentrarem-se apenas nas fotos que possam ter sido manipuladas, o que ajuda a diminuir o tempo da resolução de cibercrimes. 

 

Para Sara Ferreira, a investigação na área da análise forense digital é a “realização de um sonho”. Esta jovem alumna da FCUP está a trabalhar como Information Security Trainee na Euronext, mas ainda continua ligada à faculdade com o apoio a estudantes que estejam a desenvolver dissertações semelhantes. 

 

O módulo para a plataforma gratuita de open source Autopsy utiliza ferramentas de machine learning e foi realizado com a orientação do docente do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP, Manuel Correia, e de Mário Antunes, Professor do Instituto Politécnico de Leiria. 

 

Na OSDFCon, que se realizou a 1 de dezembro, o MF_Detector ficou em 2º lugar entre os 3 vencedores do concurso, que contou, ao todo, com 11 submissões de módulos.

 

© SICC.FCUP

Também lhe pode interessar

26/03/21

Prémio Capital Humano - Formação de Jovens

Estudante do DCC entre os premiados

19/11/21

Prémio na RECPAD 2021: Conferência de Reconhecimento de Padrões

Estudante do DCC premiado com a melhor apresentação oral

05/11/21

Spin-off com 'DNA' FCUP brilha na Web Summit

Smartex foi criada por alumni da FCUP