Prémio de excelência científica na área de sistemas de transporte inteligentes

Michel Ferreira, docente do DCC-FCUP, e Luís Damas, docente aposentado e um dos fundadores do DCC,  estão entre os autores de um artigo que recebeu o prémio George N. Saridis Best Transactions Paper Award for Outstanding Research da IEEE Intelligent Transportation Systems Society. Este prémio distingue o melhor artigo sobre IEEE Transactions on Intelligent Transport Systems, a revista de investigação de maior prestígio do mundo da área de sistemas de transporte inteligentes.

O artigo intitulado "Predicting taxi-passenger demand using streaming data", publicado na revista em setembro de 2013, descreve um estudo pioneiro na previsão de padrões de mobilidade a partir de fluxos contínuos de dados veiculares. A mobilidade de pessoas está longe de ser um processo aleatório. Perceber a regularidade da mesma é importante não só para a optimização de redes de transporte público mas também para criar vantagens competitivas que permitam a um determinado transportador estar no sítio certo à hora certa. Aos táxis, por exemplo, é atribuído um serviço em função da sua proximidade ao cliente, sendo fundamental estar no sítio certo à hora certa.

Este artigo foi pioneiro na exploração da informação histórica e da informação gerada em tempo-real por uma grande frota de táxis para prever a distribuição espacial de passageiros de táxi numa janela temporal curta. Uma das contribuições importantes foi a eliminação da assunção de estacionaridade dos dados utilizada por muitos algoritmos de machine learning. Para além disso, o método proposto lida com vários padrões diferentes usando um conjunto de vários modelos simples - em vez de construir um único, mas complexo. Essa versatilidade é ótima para lidar com a natureza evolutiva desses padrões ao longo da vida, permitindo novas aplicações lucrativas para vários problemas de transporte.

Foram realizados testes experimentais utilizando os dados online transmitidos por 441 veículos de uma frota que circula na cidade do Porto, Portugal. Os resultados demonstraram que a estrutura proposta pode fornecer uma visão eficaz sobre a distribuição espaço-temporal da procura de táxi-passageiro para um horizonte de 30 minutos. Ficou comprovado, de forma inequívoca, que o uso de tais técnicas de previsão geram uma importante vantagem competitiva em termos de inteligência de mobilidade, sendo fundamentais para a eficiência e sustentabilidade de frotas de transporte a pedido.

Este prémio deve o seu nome ao grego George N. Saridis (1931–2006), professor da Purdue University e do Rensselaer Polytechnic Institute, que ficou conhecido por ter sido pioneiro do controlo inteligente, robótica e sistemas de transporte inteligentes, tendo liderado o esforço de iniciar a I&D nestas áreas nas décadas de 1960 e 1970.

Em 2015, o Board of Governors da IEEE Intelligent Transportation Systems Society aprovou a proposta de nomear o Prémio de Melhor Artigo em Transações IEEE em Sistemas de Transporte Inteligente como Prémio George N. Saridis de Melhor Papel de Transações. Após quase seis anos de preparação e planeamento, foi anunciado o Prémio George N. Saridis de Melhor Artigo de Transações 2014–2017 para artigos publicados no IEEE Transactions on Intelligent Transportation Sistemas, que premeia os artigos com maior impacto e mais citados no Google Scholar.

Para além de Michel Ferreira e Luís Damas, fundadores da Geolink, empresa spin-off criada no DCC-FCUP, o artigo é também assinado pelos investigadores João Gama (INESC TEC/FEP), João Mendes Moreira (INESC TEC/FEUP) e Luís Moreira-Matias, e foi distinguido na categoria “Outstanding Research” no ano de 2016.

[Notícia FCUP →]

18/10/19

CIFMOB - Conferência Internacional o Futuro da Mobilidade

Docente do DCC foi orador convidado