TecStorm 2021: o maior Hackathon universitário do país

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro de 2021, decorreu o TecStorm 2021. O  TecStorm é um hackathon  de  dimensão  nacional, organizado  pela  JUNITEC  - Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico, cujo objetivo é unir a tecnologia ao empreendedorismo. A principal missão é o desenvolvimento de ideias brilhantes capazes de gerar impacto na sociedade.

A edição deste ano foi online e contou com a participação de 24 equipas. Uma das equipas concorrentes foi composta por André Tse e Rui Ramos, ambos alunos do DCC-FCUP, que juntamente com mais duas colegas, Inês Dias, da área do Marketing e Comunicação, e Lídia Monteira, da Economia e Gestão, conseguiram conquistar um lugar na final onde só havia espaço para duas ideias. Esta equipa construiu uma solução para resolver um problema  na categoria do Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, relacionado com os Cuidadores Informais. Ao longo dos 3 dias do hackathon desenvolveram um Business Model Canvas, um Pitch e um protótipo da ideia: uma  plataforma  digital (web, mobile e tablet) que permite uma relação próxima e personalizada com os cuidadores informais, centrada nas necessidades e dificuldades destes. O objetivo agora é colocar a solução operacional, testá-la e mudar a vida destas pessoas. O 2º lugar ofereceu-lhes a possibilidade de uma reunião exclusiva com uma incubadora internacional de start-ups e um prémio Worten.

Esta é a segunda vez que alunos do DCC participam no TecStorm, aquele que é o maior hackathon universitário do país. Em 2020, Fábio Reis, José Ferreira, Francisco  Gonçalves, Rúben Lôpo e Rui Ramos, todos alunos do DCC-FCUP, conseguiram o 3º lugar da categoria Social Good de um total de 25 equipas concorrentes, com apenas 8 sobreviventes. A nível geral conseguiram um excelente 9º lugar de um total de 75 concorrentes, com apenas 24 sobreviventes.

Já no passado mês de setembro de 2020, André Tse, Rúben Lôpo e Rui Ramos, alunos do DCC-FCUP e Inês Dias da área do Marketing e Comunicação, tinham participado na 1ª edição do hackathon MaisAjuda, promovido pelo LIDL. Nesta competição conquistaram o 1º lugar na Categoria da Associação Acreditar, uma associação de apoio a crianças e jovens com cancro pediátrico, com o desenvolvimento de uma solução para o projeto Aprender+. O principal objetivo deste hackathon, um evento de 2 dias que juntou as IPSS vencedoras do programa MaisAjuda e pessoas de diversas áreas de formação, foi apoiar o desenvolvimento de soluções para os desafios apresentados por cada IPSS. De um total de 100 candidatos, foram apuradas 45 equipas que no primeiro dia escolheram a IPSS com qual queriam trabalhar.

28/11/19

BSidesLisbon CTF 2019

Equipa xSTF do DCC vence, novamente, a competição

15/05/20